Descemos rapidamente em uma grande área, que me pareceu um pouco com algumas grandes zonas industriais do mundo humano. Era preciso observar bem as placas para não se perder. Havia muitas portas, sem yakshas à entrada. Em cada entrada estava escrito o nome do inferno, e todas as sucessivas portas estavam bem trancadas. Então ali havia mais todo um novo mundo de infernos! Fiquei tonta! No mundo humano, todo tipo de coisa já muda de inúmeras maneiras em um instante. Agora, até nos infernos foram acrescentadas tantas instalações novas. Quando, afinal, será possível terminar de visitar tudo?!
O magistrado disse: “Hoje visitaremos apenas a sétima sala do sétimo prédio: o Inferno da Alma Solitária que Pesca Peixes Sozinha no Mar de Espadas. Faltam funcionários no mundo dos mortos; aqui não há nenhum porteiro. Vamos diretamente tocar a campainha!”
Ayu: “Está bem, senhor magistrado!”
Vamos procurar! Este é o primeiro prédio, depois o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto, o sexto e o sétimo. Uma, duas, três, quatro, cinco, seis, a sétima sala! Achei! Caracteres chineses tradicionais de escrita atual emitiam uma luz verde-escura: Inferno da Alma Solitária que Pesca Peixes Sozinha no Mar de Espadas. Aproximei-me e toquei a campainha.
O yaksha abriu a porta, prestou reverências ao magistrado, e entramos. Esse inferno era um grande mar, cheio de peixes-espada ferozes e cortantes, de todos os tamanhos. O local se dividia em dois lados: à esquerda, as almas culpadas sofriam sozinhas; à direita, sofriam juntas em pequenos grupos. Esse inferno tinha uma particularidade: só havia quatro yakshas, dois de cada lado. Realmente faltavam funcionários, e aqueles quatro yakshas deviam trabalhar muito!
Esse inferno também era grande. Era diferente do mar no mundo humano, onde uma pedra à beira-mar só comporta uma ou duas pessoas. No mundo humano, uma praia comum já é considerada cheia quando há mais de quinhentas pessoas. Nesse inferno, os peixes-espada de ferro que vivem no mar comem pessoas. Os maiores têm cerca de dez metros de comprimento cada um e, ao abrir a boca, conseguem devorar doze almas culpadas de uma só vez. Os menores as comem de bocado em bocado.
Aqui, uma única pedra podia sustentar uma grande quantidade de almas culpadas. Na pedra minúscula ao meu lado havia quarenta e cinco; nas outras pedras havia ainda mais. As almas culpadas do lado esquerdo ficavam sozinhas, de pé ou sentadas nas pedras à beira-mar, repetindo continuamente as dores da vida e da morte como severo castigo. Vejamos o que acontecia à alma culpada daquele homem ao meu lado. Ele acabara de recobrar os sentidos e já começava a despertar. Levantou-se e sentou-se na pedra. Impelido pela retribuição do mau carma da pesca, naquele momento parecia ter esquecido por completo o sofrimento de pouco antes.
Vi surgir em sua mente imagens de diversos peixes nadando no mar. Ele pensava que certamente pescaria aqueles peixes marinhos tão especiais e que, logo depois, os assaria e comeria no barco enquanto admirava a paisagem. Seu olhar se voltava alegremente para os peixes-espada no mar, e ao seu lado havia uma longa vara de pesca elétrica. Assim que sua mão tocou a vara, ela se ergueu automaticamente e enganchou a cabeça da alma culpada com rapidez e precisão. Olhando melhor, devia ser um gancho de ferro afiado e curvo da vara de pesca que lhe prendera a cabeça, entrando pela boca. Nesse momento, sua mente ficou inteiramente negra. Ele sofria tanto que não conseguia gritar. O sangue começou a escorrer pela boca, e seus braços e pernas se agitavam em uma luta desordenada. Quanto mais se debatia, mais fundo o gancho penetrava.
A vara de pesca lançou rapidamente a alma culpada ao mar, na boca de um pequeno peixe-espada de ferro. Esse pequeno peixe media dois metros de comprimento. Quando a vara lançou a alma culpada ao mar, ela caiu exatamente sobre uma haste de ferro pontiaguda ao lado da boca do peixe. A alma culpada ficou empalada, em pânico e aterrorizada, e o sangue jorrou de todo o seu corpo. O peixe-espada de ferro soltou um rugido terrível e, com suas mordidas, rasgou e arrancou a cabeça da alma culpada. Primeiro, devorou o nariz e os olhos; na segunda mordida, comeu a parte inferior da cabeça até a garganta. Os braços e as pernas da alma culpada se contraíam e tremiam de dor. Com a boca pontiaguda, o peixe abriu-lhe o ventre e depois comeu suas vísceras aos poucos, até devorá-la por inteiro. Depois de comer, o peixe vomitou a alma culpada toda despedaçada, desfeita e ensanguentada sobre a mesma pedra de antes. Quando ela foi devolvida à pedra, soprou no Inferno da Alma Solitária que Pesca Peixes Sozinha no Mar de Espadas uma rajada de vento cármico que a restaurava e despertava. Assim que esse vento de força cármica a atingia, ela se reconstituía e despertava automaticamente, para continuar repetindo seu castigo. Ai! Era um sofrimento extremo e incomparável!
O magistrado mandou o yaksha trazer aquela alma culpada para Ayu entrevistar. Ela ainda estava inconsciente. O yaksha a carregou até nós, e ela continuava atordoada. Eu começava a mostrar uma expressão de perplexidade: como entrevistar alguém inconsciente? O yaksha explicou imediatamente que agora lhe daria uma tigela de “sopa de gengibre para o retorno da alma” do mundo dos mortos. Isso elevaria um pouco a temperatura de seu corpo e a faria recuperar-se o suficiente para falar; então seria possível entrevistá-la. Terminada a entrevista, voltaria a soprar o vento cármico, e ela continuaria a sofrer o castigo.